Quem nunca se deparou com um erro inesperado no Windows, não é mesmo? Às vezes, esses erros podem ser apenas uma irritação passageira. Em outros casos, podem ser indicativos de um problema mais profundo.
Então, como identificar e compreender estes erros? Vamos descobrir juntos!
Como encontrar o log de falhas do Windows
Para visualizar os registros de falhas do Windows, você pode utilizar a ferramenta integrada chamada Visualizador de Eventos. Esse recurso armazena registros de mensagens, erros, avisos do sistema e de aplicativos, entre outros. Siga os passos abaixo para consultar os registros de falhas do Windows por meio do Visualizador de Eventos:
Passo 1. Digite “Visualizador de Eventos” na caixa de pesquisa do Windows. Depois, clique com o botão direito na opção que aparece e selecione “Executar como Administrador”.

Passo 2. Você verá a interface principal do Visualizador de Eventos. No lado esquerdo da janela, estão disponíveis todos os registros categorizados. Para visualizar registros de falhas do Windows, como os da tela azul, por exemplo, clique em “Logs do Windows”.

Passo 3. Em seguida, selecione “Sistema” em “Logs do Windows”.

Passo 4. Localize e clique em “Erro” na lista de eventos. Você verá, então, os detalhes do registro de falha exibidos na parte inferior da janela. Você também pode dar um duplo clique no erro para ver os detalhes em uma janela expandida.

Como corrigir esses erros do Windows
Para os amantes do teclado, o prompt de comando é uma ferramenta inestimável.
Alguns comandos úteis que ajudam a corrigir a maioria dos erros:
sfc /scannow: verifica arquivos do sistema e corrige problemas.
chkdsk: verifica o disco em busca de erros.
Para abrir o prompt de comando, pressione “Win + R”, digite “cmd” e clique em “Ok”.
Precisa de mais ajuda?
Se você conseguiu encontrar os erros do Windows, mas ainda não conseguir resolvê-los, assista o vídeo abaixo que também ensina a solucionar esse problema. Qualquer dúvida, deixe seu comentário!